Multidão de pessoas no pavilhão do museu do video game

Museu do Vídeo Game

Museu do Vídeo Game na Inventum 2019

A Inventum 2019, trouxe uma série de novidades para os visitantes. Um dos destaques foi o Museu do Videogame Itinerante, que apresentou a evolução de 47 anos dos videogames com mais de 300 consoles. Os participantes puderam jogar em ilhas com videogames antigos e experimentar dispositivos modernos, como PlayStation 4, PlayStation VR, Nintendo Switch, simuladores de corrida e o palco Just Dance.

O Museu do Videogame Itinerante, o primeiro do Brasil, recebe cerca de 5 milhões de visitantes anualmente e já foi premiado por sua criatividade. A exposição incluiu relíquias como o primeiro console do mundo, Magnavox Odyssey (1972); o Atari Pong (1976); o Fairchild Channel F, o primeiro com cartuchos (1976); o Telejogo Philco Ford, primeiro videogame brasileiro (1977); Nintendo Virtual Boy, pioneiro em jogos 3D (1995); Vectrex, com jogos vetoriais e monitor (1982); Microvision, primeiro portátil com cartucho (1979); e o R.O.B, lançado junto com o Nintendo 8 bits (1985).

Além da história, os visitantes puderam jogar consoles icônicos como Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, entre outros. Também tiveram a chance de experimentar tecnologias mais recentes, como o PlayStation 4, PlayStation VR e Nintendo Switch, proporcionando uma imersão completa na evolução dos jogos eletrônicos.

O Museu do Videogame Itinerante ofereceu uma oportunidade única de explorar a jornada dos videogames ao longo do tempo, desde os primórdios até as inovações atuais. A Inventum 2019 reforçou sua missão de conectar as pessoas com a história, a cultura e a tecnologia por meio dos jogos eletrônicos.

Fonte 1: http://www.sindicomercio.org.br/noticia/1531/museu-do-videogame-sera-uma-das-atracoes-da-inventum-2019

Atratividade: Muito Alta

Trilha: Tecnologia da Informação e Comunicação

Tipo: Exposição

Recorrência: 2015, 2017, 2019

Realização

Prefeitura de Pato Branco

Co-realizadores

Associação Empresarial de Pato Branco
Sistema Fiep
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Núcleo de Tecnologia da Informação
Núcleo Regional de Educação
Sebrae
Centro Universitário Mater Dei
Centro Universitário de Pato Branco - Unidep
Universidade Tecnológica Federal do Paraná