Carro com estilo de Galo da corrida maluca

Corrida maluca

Corrida Maluca movimentou o segundo dia da Inventum 2019

A competição consistiu na criação e montagem de carros de rolamento (gravity car), com o objetivo de envolver alunos do Ensino Médio no aprendizado da tecnologia, promover a participação da comunidade próxima à escola no apoio ao projeto (torcida durante o evento, ajuda financeira, administração de horários, etc.), integrar os alunos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR com a comunidade (alunos do Ensino Médio e Técnico) e cultivar um espírito de equipe entre os alunos participantes, professores e comunidade. Na competição, participaram 24 escolas de Pato Branco e região.

Adrenalina e emoção foram os principais ingredientes da 2ª Corrida Maluca, uma competição que animou a Inventum 2019_Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, na tarde daquele sábado (09). O evento, que incentivou a criatividade, o trabalho em equipe, o empreendedorismo e o conhecimento científico, envolveu a criação e montagem de carros não motorizados.

A categoria Escolar foi subdividida em duas modalidades: Design e Desempenho. A avaliação incluiu não apenas a corrida, mas também a coreografia de apresentação, o tema escolhido, o acabamento, a tecnologia e o desempenho do carro, abrangendo a distância percorrida e o tempo utilizado na pista. Já na categoria Livre, os critérios de avaliação englobaram inspeção, estrutura (considerando conforto e segurança) e decoração.

Atratividade: Muito Alta

Trilha: Metalmecânica

Responsável: UTFPR

Tipo: Competição

Recorrência: 2017, 2019

Realização

Prefeitura de Pato Branco

Co-realizadores

Associação Empresarial de Pato Branco
Sistema Fiep
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Núcleo de Tecnologia da Informação
Núcleo Regional de Educação
Sebrae
Centro Universitário Mater Dei
Centro Universitário de Pato Branco - Unidep
Universidade Tecnológica Federal do Paraná