Pato Branco

Hoje, todo pato-branquense acredita que a nossa cidade pode mais, pois é um lugar onde é possível criar e desenvolver projetos inovadores. Aqui, existe um ambiente tecnológico que faz de Pato Branco uma cidade inovadora e conectada com o futuro, mas que não perde o ar acolhedor que cativa cada visitante. Afinal, motivos não faltam para desejar conhecer e morar aqui. Quer ver?

A cidade, que está localizada no Sudoeste do Paraná, possui 64 anos de emancipação política e mais de 78 mil habitantes. Próxima da divisa com Santa Catarina e a cerca de 100 quilômetros da Argentina, Pato Branco está numa posição estratégica no Mercosul.

Destaque para o polo regional de Educação, pois o município tem mais de 80 cursos superiores. Outros atrativos são os setores de comércio, serviços, agronegócios e a área industrial, principalmente os ramos metal-mecânico, tecnológico e moveleiro. Devido às indústrias de softwares, de aparelhos e componentes eletrônicos, bem como às ações de universidades locais e da municipalidade, a cidade tem um Parque Tecnológico instalado e reconhecido em nível nacional.

Quem vive em Pato Branco, conta com tablets e oficinas de robótica nas escolas municipais, Internet livre na praça central, câmeras de vigilância, limpeza pública modernizada, prontuário eletrônico em toda rede da Secretaria Municipal de Saúde, além de programas de inclusão digital, como o Escola Pato Branco Digital.

Como reflexo, Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do país. A cidade ocupa o 7º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 51ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná.

Além disso, o Município é reconhecido hoje como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais, assim como uma das cidades mais inteligentes do Brasil segundo a Revista Exame. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição.

Destaque ainda para a Rede Municipal de Educação, que atingiu a média de 7.1 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em 2015. Com o resultado, Pato Branco está em 1º lugar no Ideb no Estado do Paraná, considerando as cidades de médio porte, que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

E o que falar do Natal de Pato Branco, um dos maiores eventos natalinos do Sul do Brasil? Pato Branco conta hoje com o maior desfile de Natal do Paraná – na edição passada, em 2016, mais de 300 mil pessoas prestigiaram as atrações da programação natalina da cidade.

Destaque ainda para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – INVENTUM, que reuniu mais de 60 mil visitantes em 2015 e que, em 2017, receberá a primeira experiência tecnológica realizada pelo Instituto Campus Party em uma cidade interiorana, a Campus Weekend Pato Branco. A cidade possui, também, outras feiras setoriais, como a Casa e Construção e a Exporural, que diversificam o calendário de eventos, que tem ainda Expopato como vitrine do comércio e do agronegócio local e regional.

Dentro desse contexto de pleno e contínuo desenvolvimento, destaque para a hospitalidade e carinho dos pato-branquenses.

Esses são alguns dos motivos que permitem que Pato Branco possa sonhar e realizar – afinal, eis uma cidade que pode e merece avançar (muito mais). Ah, e claro, uma cidade que você merece conhecer.
Fechar